Programa
Dia 29 de abril
17h00 – Acreditações
18h00 – Sessão de abertura
18h15 – Helena Loureiro – Novas Metodologias de intervenção no âmbito da educação
19h00 – Celmira Macedo – Fundadora da Metodologia EKUI
19h45 – Coffeebreak
20h00 – Tertúlia: Educação e o seu papel para a inovação social
Orlando Rodrigues – Vereador de Educação da Câmara Municipal de Valongo
Emília Moreira dos Santos – Vereadora de Educação da Câmara Municipal da Maia
António correio Pinto – Vereador de Educação da Câmara Municipal de Matosinhos
Catarina Araújo – Vereadora de Educação da Câmara Municipal do Porto
Dia 30 de abril
08h30 – Acreditações
09h30 – Sessão de abertura
09h45 – Deolinda Meira – Reflexões em torno da reserva de Educação e Formação Cooperativas –
10h15 – Helena Barbieri – Movimento da Escola Moderna
10h45 – Coffeebreak
11h45 – Carlos Neto – Formar Pequenos Pesquisadores na Escola
14H30 – Joana Rebelo – O método Montessori e a Perspectiva de Educação Infantil
15H15 – Mónica Resende – Reggio Emilia um novo olhar para a Educação
16H00 – Coffeebreak
16H30 – José Pacheco – Educar na comunidade
17H30 – Sessão de encerramento
Dia 29
Helena Loureiro
Novas Metodologias de intervenção no âmbito da educação
Helena Loureiro é Licenciada em Psicologia. É Representante da Região Norte, na Estrutura de Missão Portugal Inovação Social.
Foi Técnica Superior na Câmara Municipal de Gondomar, Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar e Chefe de Divisão da Ação Social e Saúde no Município de Gondomar.
É sócia fundadora e Presidente da Direção da Gondomar Social – Associação de Intervenção Comunitária que tutela a Casa de Acolhimento Residencial Especializado ” Gondomar Coração d’Ouro”.

Celmira Macedo
Comunidades EKUIzadoras: como se mede o impacto na educação inclusiva
Celmira Macedo é Doutorada em Educação Especial pela Universidade de Salamanca (2013). É professora Universitária desde 1992.
É Autora do livro “Escola de Pais.nee – Guia de Formação Parental no âmbito das necessidades especiais” (2012).
Foi fundadora da Associação LEQUE, que preside desde 2009. É autora da EKUI – Metodologia de Alfabetização Inclusiva e Comunicação Acessível.
Foi considerada a Personalidade da Economia Social de maior relevo em 2017, no âmbito do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio.

Orlando Rodrigues
Tertúlia: Educação e o seu Papel para a Inovação Social
Orlando Rodrigues é professor, com Mestrado em Administração Escolar. Exerceu funções de Diretor do Agrupamento de Escolas de Campo e de representante eleito dos docentes do Ensino Básico no Conselho Municipal de Educação.
Foi presidente da Assembleia de Freguesia de Campo, membro da Assembleia Municipal de Valongo e da Assembleia Metropolitana do Porto.
Exerce funções de Vereador na Câmara Municipal de Valongo, tendo assumido os pelouros da Educação, Juventude e Desporto.
Emília Moreira dos Santos
Tertúlia
Educação e o seu Papel para a Inovação Social
Emília Moreira dos Santos é Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e fez ainda uma Pós-Graduada em Comunicação e Marketing Político.
É deputada da Assembleia da República na XII e na XIII Legislatura, integrando as Comissões Parlamentares de Educação e Ciência e da Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território, Poder Local, Habitação e Descentralização;
Foi ainda Secretária da Assembleia Municipal da Maia 2013-2017 e presidente da assembleia de freguesia de Barca 2009-2013
cas.

António Correia Pinto
Tertúlia
Educação e o seu Papel para a Inovação Social
António Correia Pinto é professor do 2.º ciclo do ensino básico e pós-graduado em Gestão e Consultoria de Formação Contínua pela Universidade de Santiago de Compostela.
Frequentou a Escola Secundária Artística Soares dos Reis, no Porto, e iniciou o seu percurso profissional, em 1975, como professor no agrupamento de escolas de São Mamede de Infesta.
Desde 1990 que exerce funções na Câmara Municipal de Matosinhos tendo passado por diversas funções sendo que, desde 2005, exerce funções de Vereador da Educação da Câmara Municipal de Matosinhos
Catarina Araújo
Tertúlia
Educação e o seu Papel para a Inovação Social
Licenciada em Direito, Ciências Jurídico Políticas, Universidade Portucalense Infante D. Henrique, Porto, concluiu o programa intensivo de gestão na Católica Porto Business School. Pós-Graduada em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, possuí o Curso de Pós-Graduação em Contratos Públicos, Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto e o Curso de Especialização em Fiscalidade para Juristas, Instituto Superior de Administração e Gestão-ISAG e Ordem dos Advogados, Porto.
Chega pela primeira vez à Câmara do Porto como Secretária Geral da CMPEA – Empresa Águas do Município do Porto E.M e, posteriormente, como assessora da Vice-Presidência. Mais tarde ruma a Lisboa, onde foi Chefe do Gabinete da Subsecretária de Estado Adjunta do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Ministério dos Negócios Estrangeiros e Presidência do Conselho de Ministros e, posteriormente, Chefe do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Economia e da Secretária de Estado da Economia, Ministério da Economia.
Dia 30
Carlos Neto
Formar pequenos pesquisadores na escola
Carlos Neto é Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) na Universidade de Lisboa. Presidente da Casa da Praia-Centro Doutor João dos Santos.
É atualmente Presidente da Casa da Praia-Centro Doutor João dos Santos.
Foi membro efetivo do Conselho Geral da Universidade de Lisboa (2015-2017). Presidente da FMH (Janeiro de 2010 a Julho de2014), faz atualmente parte do Departamento de Desporto e Saúde e do Laboratório de Comportamento Motor.
José Pacheco
Educar em comunidade
José Pacheco é Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Tornou-se conhecido ao fundar a Escola da Ponte em 1976, na cidade de Porto. A escola é baseada em três valores principais: a liberdade, a responsabilidade e a solidariedade, e em nada se assemelha às escolas comuns.
Está a morar no Brasil desde 2007 e atua, em diversos projetos, inclusive, alguns vinculados ao Ministério da Educação. Atualmente colabora com a EcoHabitare, no Brasil onde é Coordenador Pedagógico dos Projetos de Formação.

Joana Rebelo
A Pedagogia Montessori e o futuro da educação
É Mãe, Psicóloga, Guia Montessori AMI 3-6 e Co-fundadora da Escola Montessori do Porto.
Após ter terminado a sua formação em Psicologia, decidiu abraçar um projeto de voluntariado que a levou ao Equador. Foi lá que conheceu a Rebecca e Maurício Wild e descobriu a pedagogia Montessori como grande influência do seu trabalho.
De regresso a Portugal e com um projeto que iria mudar a sua vida para sempre, procurou formação em Pedagogia Montessori e iniciou o curso Guia Montessori para crianças de 3 a 6 anos.
Desde então, tem partilhado esta paixão em workshops por todo o país, ao mesmo tempo que abraça novos projetos, nomeadamente, a criação de um espaço capaz de apoiar o desenvolvimento da natural e inerente da criança – a Escola Montessori do Porto.

Deolinda Meira
Reflexões em torno da reserva de educação e formação cooperativas
Deolinda Meira é licenciada, mestre e Doutora em Direito, com uma tese subordinada ao tema “O regime económico das cooperativas em Portugal. O capital social”.
Professora e Investigadora na área do Direito no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
Diretora do Mestrado em Gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia Social. Coordenadora da linha de Economia Social do CEOS.PP.
Mónica Resende
Reggio Emilia – A pedagogia da escuta: um lugar no presente
Concluiu em 2011 o Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo desenvolvido a sua prática nos contextos de creche e jardim de infância no Colégio Infantil Cubo Mágico.
Assumiu a função de Coordenadora Pedagógica em 2017, onde acompanha a equipa na implementação, planificação e monitorização de uma prática pedagógica inspirada na abordagem Reggio Emilia. Participou em grupos de estudo internacionais em Reggio Emilia e Pistoia. Coordenadora do Projeto Vila, onde organiza e dinamiza formação para pais, estudantes e profissionais.
Helena Barbieri
Modelo Pedagógico do Movimento Escola Moderna
Licenciada e mestre em Ciências da Educação. Atualmente coordena o Serviço de Pós-Graduações da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É membro da Comissão Coordenadora do Núcleo Regional do Porto do Movimento da Escola Moderna. Integra a equipa do GAPE – Grupo de Análise de Políticas Educativas, no âmbito das Comunidades de Prática de Investigação (CoPin) do CIIE (Centro de Investigação e Intervenção Educativas) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Parceiros
Acreditação
Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio (CFEAS), o II Congresso Escolha Educar, encontra-se acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira docente, 12 horas, para Educadores de Infância, professores dos ensinos básico e secundário e docentes de educação especial, mediante a frequência de 2/3 da totalidade das sessões do Congresso/do total das horas de formação e da aprovação de um trabalho escrito de avaliação.
De igual modo se encontra acreditado pela DGAE para Psicólogos Escolares, Assistentes Sociais, Animadores Sócio-Culturais e outro pessoal não docente, mediante a frequência de 2/3 da totalidade das sessões do Congresso/do total das horas de formação e da aprovação de um trabalho escrito de avaliação
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Docentes de Educação Especial, Psicólogos Escolares, Assistentes Sociais, Animadores Sócio-Culturais
Condições: Mediante a frequência de 2/3 da totalidade das sessões do Congresso (do total das horas de formação) e da aprovação de um trabalho escrito de avaliação.
Mais informações sobre o processo de acreditação, devem contactar o CFEAS, através do email: [email protected]
Como chegar ao Fórum Cultural de Ermesinde
De Automóvel
- Rua Fábrica da Cerâmica, s/n.º, 4445 – 428, Ermesinde – Coordenadas: 41.2147109, -8.5530276
- A4 (Porto – Vila Real), saída em Ermesinde.
De Transportes Públicos
As seguintes linhas têm rotas que passam perto de Fórum Cultural de Ermesinde
Causa Solidária
Como já foi anunciado, o Congresso Escolha Educar, não é apenas um evento de educação, é também um evento solidário, uma vez que todo o lucro do mesmo reverte para uma Instituição de Solidariedade Social.
Este ano, a instituição selecionada foi o Centro de Acolhimento “Mãe D´Água”.
O Centro de Acolhimento “Mãe d’ Água” é uma das valências da Irmandade da Santa casa da Misericórdia de Valongo. Embora o seu campo de acção possa transcender as áreas da chamada Segurança Social, aos fins que, de modo principal prosseguirá, serão efectivamente, o apoio à família e a protecção à infância e à velhice, através da criação de lares, centros de dia, creches e jardins-de-infância, não esquecendo o apoio domiciliário, e ainda a promoção e protecção da saúde.
Saber mais sobre o Centro de Acolhimento “Mãe D´Água”.











