Expressão Musical
Orientações para o planeamento de aulas
Segundo a Pedagogia Musical Wuytack, o conceito de música representa a totalidade da palavra (expressão verbal), do som (expressão musical) e do movimento (expressão corporal). Assim, a aprendizagem começa pela experiência musical: ouvir, cantar, tocar, dançar, mimar, improvisar, criar.
A proposta é trabalhar os princípios pedagógicos fundamentais de atividade, criatividade e comunidade.
“A atividade como base da experiência musical, a capacidade criadora, estimulada através da improvisação e uma educação musical em grupo, acessível a todas as crianças. Conforme as suas capacidades, todas contribuem para o grupo, ajudando-se mutuamente, desenvolvendo a sociabilidade e partilhando o prazer de fazer música” (Jos Wuytack, 2018).
Audição Musical
- Desenvolver o sentido estético, através da audição de diferentes exemplos musicais recorrendo a repertório de diferentes estilos e períodos da história da música;
- Proporcionar uma vivência musical alargada aos vários contextos regionais e cultuais, como forma de valorizar as identidades e diversidades;
- Explorar conceitos musicais: timbre, intensidade, duração, altura e forma musical;
- Associar movimentos corporais ou rítmicos a diferentes temas ou frases.
Expressão Vocal
- Reconhecer que a voz é um instrumento essencial e um meio natural de expressão e comunicação;
- Memorização de lengalengas;
- Exploração vocal com diferentes propriedades do som: altura, intensidade, duração, andamento e timbre;
- Explorar o texto e as melodias através de vocábulos e de frases curtas, progredindo até à interpretação integral da canção;
- Recorrer a imagens, fantoches e/ou gestos alusivos ao tema abordado.
Prática Instrumental
- Recorrer aos instrumentos de percussão orff ou objetos sonoros;
- Desenvolver diferentes domínios musicais: ritmo, melodia e harmonia;
- Exploração instrumental com diferentes propriedades do som: intensidade, andamento e altura (definida ou indefinida;
- Desenvolver a noção de pulsação regular e, posteriormente, reproduzir ostinatos rítmicos/melódicos.
Expressão Corporal
- Reconhecer o corpo e o meio através de jogos de expressão corporal, facial, oral, imitação, mímica e dramatização;
- Desenvolver noções de mobilidade/imobilidade, movimento no espaço e formas de deslocação (roda ou fila);
- Memorizar coreografias do repertório tradicional infantil, regional ou popular;
- Explorar o corpo como fonte sonora através da percussão corporal;
- Exploração gestual das canções (mímica) ou utilizar fantoche para desenvolver a interação e a dramatização;
- Relaxamento.